Image Map

Um pouco mais sobre Leitura

Boa noite pessoal
Vocês nem imaginam como o meu dia foi ótimo, graças a Deus que entrei de férias na faculdade por estava tenso.
Como já disse anteriormente, eu estudo Física, e semestre passado tive uma matéria chamada Fundamentos de Matemática, além de ser complexa e razoavelmente difícil. Entretanto tivemos quer ler um livro chamado TIO PETROS e a Conjectura de Goldbach.
O livro é fascinante, indico todo mundo a ler, até aqueles que dizem que matemática é um O. Depois que o li, tive uma concepção totalmente diferente sobre o que é realmente a matemática.

Sinopse do livro

Sinopse - Tio Petros e a Conjectura de Goldbach - Apostolos Doxiadis
 http://www.skoob.com.br/img/livros_new/2/42368/TIO_PETROS_E_A_CONJECTURA_DE_GOLDBACH_1277157087P.jpg


O tio Petros é visto como a ovelha negra da família. É um idoso solitário que vive sozinho num subúrbio de Atenas, a jogar xadrez e a cuidar do jardim. É visto por muitos, incluindo os irmãos, comerciantes de sucesso, como um fracassado: «Todas as famílias têm a sua ovelha negra na nossa era o tio Petros

No entanto, Petros desperta a curiosidade de um dos seus sobrinhos que decide descobrir quem é, na verdade Petros Papachristos. Sobrinho que, a certa altura, tendo descoberto que Petros foi, em tempos, um matemático famoso, decide dedicar-se à matemática. Porém, ao contrário do esperado, o sobrinho de Petros não encontra o apoio esperado por parte do tio. No início, sente-se revoltado, mas, mais tarde, descobre que o seu tio Petros era um matemático brilhante e audacioso que tinha apostado tudo na resolução de um problema e que tinha desafiado - sem sucesso - todas as tentativas de prova ensaiadas, durante quase três séculos, para a conjectura de Goldbach. Assim compreende que Petros não apoiasse a sua decisão de se dedicar à matemática porque, ele mesmo, havia dedicado - em vão - toda a sua vida à resolução de um problema matemático.

Embora inserida numa obra de ficção, a trajectória de Tio Petros é recheada de elementos da realidade. Em todo o seu percurso, Petros convive com grandes nomes da teoria dos números do século XX, como o britânico G. H. Hardy (1877-1947) e o indiano Ramanujan (1887-1920). Porém, a personagem de maior impacto na trajectória de Petros é Kurt Gödel (1906-1978), autor do célebre (e terrível) teorema da incompletude, teorema que iria ter um impacto decisivo nos destinos da matemática posterior.

Quanto à conjectura de Goldbach, que faz parte da lista dos vinte e três grandes problemas sem solução listados no Congresso Internacional dos Matemáticos de 1900, - alguns entretanto resolvidos, outros ainda sem solução - o autor considera que ele é, juntamente com a hipótese de Riemann e o último teorema de Fermat, um dos três mais difíceis. Na verdade, dos três, apenas o último foi resolvido, em 1993.

Caso queira saber mais sobre a Conjectura de Goldbach. Clik Aqui

5 comentários:

  1. A história do livro é interessante, mas só de saber que se trata de matemática já é meio desestimulante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hm, que história interessante. Eu amo ler, muito! Mas ultimamente ando cansada demais pra ler qaulquer livro, que droga isso! haha D:

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente meus parabéns por cursar Física,isto é tarefa para os corajosos, encare isto com um elogio :)
    Parece interessante, vou ler. ^^

    ResponderExcluir
  4. Hiper interessante esse livro. Vou procurar para baixar ou comprar.

    ResponderExcluir
  5. Conheça a melhor Lista Telefônica do Litoral. Acesse www.SUALISTA.com.br e saiba mais!

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo ao Cidade Literária
Seu comentário é fundamental para o crescimento deste blog. Então, você aceitaria uma xícara de chá?

 
© Cidade Literária - 2006. Todos os direitos reservados.
Criado por: Camila Locatelli.
Tecnologia do Blogger.