Image Map

Escola, um compromisso de todos nós

Sabe, todos falam que a escola é um meio que nos leva a aprender, para que no futuro estejamos preparados para o mercado, mas atualmente, principalmente na minha escola, parece mais uma prisão, em que os alunos não tem direito de reivindicarem seus direitos, e são obrigados a serem como boiada, sendo levados ano após ano, empurrados de qualquer jeito. As aulas deviam ser mais alternativas, em que nós pudéssemos mostrar nossos pensamentos e desejos, e sempre ligando o bem comunitário. E o pior de tudo, se nós propusermos essa sugestão muitos iram nos criticar, como alunos rebeldes, e sem pensamento para o futuro. (Camila Yoshimura, 17 anos)

Concordo com você, com certeza nós estudantes nos interessaríamos muito mais pelas aulas se as mesmas fossem mais práticas e alternativas. Contudo, muitas coisas não são como nós queremos, mesmo que nós saibamos que essas mudanças seriam para melhor.
Se formos observar as escolas públicas, em sua grande maioria, não se preocupam muito com o bem-estar dos alunos. Aprovam muitos que não tem condições de seguir à diante, e consequentemente, levando estes a serem profissionais não capacitados.
Esse é um dos grandes problemas da sociedade atual, pois é como uma cadeia, e se nós não mudarmos esse fator, a nossa situação intelectual, econômica e social continuará a mesma. Então depende de todos nós, do corpo discente em relação ao comprometimento de nossos deveres escolares e principalmente de nossos governantes, colocando profissionais mais capacitados e projetos educacionais que alcancem a grande maioria dessa sociedade estudantil. E quem sabe assim, conseguiremos aulas melhores e que levam os alunos a se interessarem pelos estudos?

4 comentários:

  1. Não sei o caminho são as aulas alternativas. O caminho são aulas de qualidade e também boa vontade dos alunos de aprender. A falta disso explica o desemprego entre os não capacitados e as vagas em aberto nos cargos mais altos que não são preenchidas por falta de candidatos aptos. Na minha empresa temos duas vagas com salários acima de 4 mil reais e não conseguimos contratar ninguém.

    ResponderExcluir
  2. É complicado, mas penso que nesse aspecto quem faz a escola é o professor, digo nesse aspecto.
    Pois ele reflete a imagem da escola, graças peguei muitos professores bons, não todos.

    Mas acho que esse cenário está mudando. Com entrada de professor mais jovens no mercado. Não que os mais antigos sejam ruins mas muitos desses não se adaptaram ao tempo.


    Seu blog parece bem bacana. Você leu o meu post? Você falou do blog mas não falou post. As meninas não tem gostado muiot desse post recente. Queria saber sua opnião também.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, quando se trata em metódo de ensino o Brasil é pré-histórico. E isso é muito complicado, por que tem que mudar muitas teorias que já foram expostas e a 'cabeça pequena' dos próprios alunos, que já estão tão acostumados ao ensino 'robótico' se sempre que acham certo. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas é possível.

    ResponderExcluir
  4. O fato é que os professores só querem receber seu salário no fim do mes e os alunos só querem ter um lugar pra ir e ver os amigos... e colocaram o nome desse lugar de escola.
    É o lugar onde vc aprende a usar drogas e falar palavrão, só isso.

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo ao Cidade Literária
Seu comentário é fundamental para o crescimento deste blog. Então, você aceitaria uma xícara de chá?

 
© Cidade Literária - 2006. Todos os direitos reservados.
Criado por: Camila Locatelli.
Tecnologia do Blogger.